As Tecnologias da Informação e Comunicação ou TIC
correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos
informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas
como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que
proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações,
a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa
científica e de ensino e aprendizagem. As TIC são utilizadas em diversas
maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas
indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e
publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e
comunicação imediata) e na educação (processo de ensino aprendizagem e
Educação a Distância). Pode-se dizer que a principal responsável pelo
crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos
foi a popularização da Internet.
TEXTO: WIKIPÉDIA
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez
mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos.
O desafio é equipar essas tecnologias efetivamente de forma a atender
aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e
aprendizagem.
As TIC podem contribuir com o acesso universal da educação, a equidade
na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento
profissional de professores, bem como melhorar a gestão, a governança e a
administração educacional ao fornecer a mistura certa e organizada de
políticas, tecnologias e capacidades.
O uso de TIC na educação do Brasil
O Brasil precisa melhorar a competência dos
professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na
educação. A forma como o sistema educacional incorpora as TIC afeta
diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país.
Vários pontos devem ser levados em conta quando se
procura responder a questões como: Como as TIC podem ser utilizadas para
acelerar o desenvolvimento em direção à meta de "educação para todos e
ao longo da vida"? Como elas podem propiciar melhor equilíbrio entre
ampla cobertura e excelência na educação? Como ela podem contribuir para
reconciliar universalidade e especificidade local do conhecimento? Como
pode a educação preparar os indivíduos e a sociedade de forma a que
eles dominem as tecnologias que permeiam crescentemente todos os setores
da vida e possam tirar proveito delas?
- Primeiro, as TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
- Segundo, as TIC, como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.
- Terceiro, várias questões éticas e legais, como as vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural, interferem no amplo uso das TIC na educação.
TEXTO: REPRESENTAÇÃO DA UNESCO NO BRASIL
http://www.unesco.org
ATIVIDADE
1. QUERIDOS ALUNOS NOSSA SEQUÊNCIA SOBRE OS TICS NA AULA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
A) UTILIZANDO UM RECURSO TECNOLÓGICO (O DATA SHOW OU A TELEVISÃO), OS ALUNOS DEVERÃO ESCOLHER UM FILME QUE EXPLORA O USO DA TECNOLOGIA.
SEGUE AS FOTOS DOS ALUNOS ASSISTINDO O FILME "OS VINGADORES" NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA.
B) UTILIZE OS LIVROS VIRTUAIS E REVISTAS PARA PESQUISAR SOBRE OS TICS. EM SEGUIDA REPRODUZA DESENHOS RELACIONADOS AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADOS NO SEU DIA A DIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário