quinta-feira, 18 de setembro de 2014

TIC (TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO)

 





As Tecnologias da Informação e Comunicação ou TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. As TIC são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância). Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos foi a popularização da Internet.

TEXTO: WIKIPÉDIA



Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos.
 O desafio é equipar essas tecnologias efetivamente de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem. 
 As TIC podem contribuir com o acesso universal da educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar a gestão, a governança e a administração educacional ao fornecer a mistura certa e organizada de políticas, tecnologias e capacidades. 

O uso de TIC na educação do Brasil
 
O Brasil precisa melhorar a competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação. A forma como o sistema educacional incorpora as TIC afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país.
Vários pontos devem ser levados em conta quando se procura responder a questões como: Como as TIC podem ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento em direção à meta de "educação para todos e ao longo da vida"? Como elas podem propiciar melhor equilíbrio entre ampla cobertura e excelência na educação? Como ela podem contribuir para reconciliar universalidade e especificidade local do conhecimento? Como pode a educação preparar os indivíduos e a sociedade de forma a que eles dominem as tecnologias que permeiam crescentemente todos os setores da vida e possam tirar proveito delas?
  • Primeiro, as TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
  • Segundo, as TIC, como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.
  • Terceiro, várias questões éticas e legais, como as vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural, interferem no amplo uso das TIC na educação.
TEXTO: REPRESENTAÇÃO DA UNESCO NO BRASIL
 http://www.unesco.org


ATIVIDADE

 1. QUERIDOS ALUNOS NOSSA SEQUÊNCIA SOBRE OS TICS NA AULA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA:

A) UTILIZANDO UM RECURSO TECNOLÓGICO (O DATA SHOW OU A TELEVISÃO), OS ALUNOS DEVERÃO ESCOLHER UM FILME QUE EXPLORA O USO DA TECNOLOGIA.  

SEGUE AS FOTOS DOS ALUNOS ASSISTINDO O FILME "OS VINGADORES" NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA.









B) UTILIZE OS LIVROS VIRTUAIS E  REVISTAS PARA PESQUISAR SOBRE OS TICS. EM SEGUIDA REPRODUZA DESENHOS RELACIONADOS AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADOS NO SEU DIA A DIA. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário